Cena da animação que abriu a Berlinale 2018 |
Wes
Anderson abriu a Berlinale 2018 com "Isle of Dogs", animação em stop motion sobre um
garoto que vai a uma ilha atrás de seu cãozinho de estimação. O pano de fundo é
a fictícia cidade de Megasaki, em um Japão futurista, quando cachorros são
isolados da sociedade -- são vistos como uma ameaça à saúde pública (na verdade,
interesses políticos criam uma situação para apartar os bichinhos do mundo
humano).
A técnica
de animação é impressionante: as imagens sugerem por vezes teatros de fantoches; por outras, animações orientais. Alguns detalhes são surpreendentemente realistas -- a textura
da pele de alguns personagens, por exemplo, ou as expressões faciais 'humanas' de alguns
cães (se bem que, neste caso, não se pode falar exatamente em "realismo"). E o filme é muito
feliz na escolha e composição das cores, sóbrias e em tons terrosos; visualmente,
é um trabalho de magnífica sofisticação e bom gosto.
Embora
seja "para toda a família", é claramente um filme pensado no público adulto. Mas
uma animação que se pretenda para pessoas maiores de idade precisaria trazer algum comentário
sobre o mundo humano (na verdade, mesmo aquelas feitas especificamente para as crianças deveriam ser assim); oferecer alguma alegoria por meio da fabulação animada.
Mas Anderson, como de praxe, parece antenado unicamente aos aspectos visuais e narrativos de seu longa; a verdade é que o
filme é quase oco de significado.
É claro que deve ter havido alguma intenção mais ou menos política na opção por mostrar cachorros forçados a viver separados da sociedade, como se fossem ameaças ou seres de uma categoria inferior. Talvez seja um aceno à questão dos imigrantes e refugiados, ou é possível que seja uma forma de falar de minorias ou párias sociais. Mas é preciso ser sincero: qualquer que seja a associação, ela seria fruto da mais pura boa vontade do espectador; o que o filme oferece não tem estofo o suficiente para nenhuma leitura de fundo mais social. Anderson não desenvolve personagens e nem situações o suficiente para o filme ter qualquer amplitude em um nível político; está bem mais preocupado com aspectos formais e, sobretudo, narrativos.
É claro que deve ter havido alguma intenção mais ou menos política na opção por mostrar cachorros forçados a viver separados da sociedade, como se fossem ameaças ou seres de uma categoria inferior. Talvez seja um aceno à questão dos imigrantes e refugiados, ou é possível que seja uma forma de falar de minorias ou párias sociais. Mas é preciso ser sincero: qualquer que seja a associação, ela seria fruto da mais pura boa vontade do espectador; o que o filme oferece não tem estofo o suficiente para nenhuma leitura de fundo mais social. Anderson não desenvolve personagens e nem situações o suficiente para o filme ter qualquer amplitude em um nível político; está bem mais preocupado com aspectos formais e, sobretudo, narrativos.
Uma das
enormes preocupações é em como narrar ao grande público (e fazê-lo especificamente
em inglês) uma história em que a maior parte dos personagens se comunica ou latindo
ou falando em japonês. As boas e velhas legendas resolveriam o problema às mil maravilhas – ou então usar da "licença poética" de convencionar o inglês como língua corrente. Mas o roteiro tem por meta resolver isso
com na base da verossimilhança (uma tolice sem tamanho: desde quando cachorros que pensam
e falam como humanos são minimamente verossímeis?). Então perde tempo tempo com
atitudes como introduzir uma intérprete de palestras e programas de TV traduzindo os
grandes discursos governamentais (e tendo tiradas engraçadinhas) ou incluir uma estudante americana de intercâmbio no Japão como uma das personagens principais.
(A ideia é um erro colossal: como ela é a única personagem de fato politizada, que toma atitudes, soa racista por parte do roteiro optar justamente pela estrangeira da história como a única que toma algum posicionamento firme diante do governo corrupto de Megasaki; a ideia
é de uma inabilidade assustadora).
Anderson
disse na coletiva de imprensa que sua inspiração foi sobretudo o cinema mais
contemplativo de alguns diretores japoneses. Pode ser, porque de fato sua
narrativa é arrastada demais para os parâmetros ocidentais, mas o roteiro quer o tempo todo compensar isso com uma profusão de idas e vindas
temporais didáticas e sem a menor necessidade, que mais emperram a narrativa
que a dinamizam. As digressões só atrapalham: são tropeços que impedem que o espectador se
conecte aos personagens.
Os cachorros ao menos são inofensivos, e de vez em quando são até simpáticos, mas nenhum deles tem carisma o suficiente para dar algum vigor ao filme ou aproximá-lo do coração do público (e quando um diretor não consegue fazer um filme repleto de cãezinhos fofos conquistar a paixão do espectador, é sinal de que alguma coisa saiu muito errada).
Os cachorros ao menos são inofensivos, e de vez em quando são até simpáticos, mas nenhum deles tem carisma o suficiente para dar algum vigor ao filme ou aproximá-lo do coração do público (e quando um diretor não consegue fazer um filme repleto de cãezinhos fofos conquistar a paixão do espectador, é sinal de que alguma coisa saiu muito errada).
Os fãs de
Wes Anderson talvez até gostem do filme, porque vão reconhecer o mesmo estilo de
humor e de narração de seus trabalhos com atores. Mas tirando o aspecto de
citação a seus filmes pregressos e a sempre grande boa vontade de seu fã-clube, talvez nem mesmo
o ser mais apaixonado por cães se importe minimamente com este filme – que, no
fim das contas, tem pelo menos uma inquestionável qualidade: é curto.
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